Após a adesão ao Selo UNICEF, Monte das Gameleiras avança rumo à certificação com a realização do 1º Fórum, edição 2021-2024.
Em parceria conjunta das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, além de contar com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, o evento aconteceu nesta sexta-feira, (11), na Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Maria José Victor.
O 1º Fórum Comunitário é uma das grandes etapas do processo de certificação do município na conquista pelo Selo UNICEF.
O evento é um momento de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas em linhas gerais para a infância e adolescência.
Dentre outros aspectos, o evento teve como objetivo criar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes e aprovar o Plano de Participação cidadã Adolescente. Para o Articulador do Selo Unicef Lindolfo Nascimento, este foi um momento ímpar de construção coletiva e planejamento de políticas públicas que possam tornar mais digna a vida de cada menino e de cada menina no município. Representando o Prefeito Jailton Félix, a Primeira-dama e Secretária de Assistência Social Simone Félix, esteve prestigiando o encontro e deixou seu apoio e falou do empenho que a sua secretaria vem tendo para que tudo venha a dar certo na conquista dessa certificação muito importante para Monte das Gameleiras.
Para o Presidente do CMDCA, José Dias, o Fórum representa uma ação estratégica para pontuar e validar os direitos das crianças e adolescentes.Já o Mobilizador do Nuca, Ernandes Lemos, acrescenta a importância participação dos adolescentes no Fórum.
Secretários Zé dias, Antônio Oliveira e a enfermeira Ayane Keyla (representando a secretária de saúde Suênia) estiveram participando do fórum. Todos unidos dando apoio na realização do evento onde contou também com a presença da Presidente do Conselho Tutelar Maria Eponina, do Assistente Social do CRAS Hilário Moreira e diversas outras representações como os Mobilizadores, Sociedade Civil, Empresários e nossas Crianças e Adolescentes.