Venha conhecer e se apaixonar por este paraíso serrano, de clima agradável, povo hospitaleiro e curtir muitas aventuras!

Como Chegar

BR-101, RN-003, RN-093 RN-269
BR-101, BR-304, BR-226, RN-093, RN-269 BR-110, BR-226, RN-093, RN-269

DISTÂNCIA
Natal/RN -130 km
Mossoró/RN – 313 km
João Pessoa/PB – 165km
Campina Grande/PB -128km

PRINCIPAIS ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Pedra da Mesa

545M DE ALTITUDE

Tempo médio do percurso: 50 min

Distância aproximada: 0,446 km

Nível dificuldade: Médio com subida de rocha

Este atrativo leva este nome devido às inúmeras rochas sob um grande platô lembrando uma mesa. Proporciona uma vista de Araruna, Serra de São Bento, Serra dos Macacos, Pedra do Navio, Pedra do Mocó, Pedra da Caridade, Pedra da Rebeca, Pedra do Cruzeiro (Capela N. Sra. da Saúde), Tangará e, em dias limpos, até o litoral.

Pedra do Navio

501M DE ALTITUDE

Tempo médio do percurso: 40 min

Distância aproximada: 0,877 km

Nível dificuldade: Médio

Um grande bloco de granito com a forma de um navio quando é observada no sentido de norte para sul. É possível visualizá-la facilmente a partir da entrada da cidade.

Pedra do Caridade

500M DE ALTITUDE

Tempo médio do percurso: 25 min

Distância aproximada: 0,228 km

Nível dificuldade: Baixo

Este atrativo natural está localizado na área urbana de Monte das Gameleiras e serve como mirante para contemplação da paisagem, com vista para Monte das Gameleiras, Portal da Cidade, Pedra da Mesa, Pedra do Navio, Pedra do Mocó e Pedra Pintada dentre outros.

Capela

573M DE ALTITUDE

Tempo médio do percurso: 20 min

Distância aproximada: 0,03 km

Nível dificuldade: Baixo

Localizada no Mirante Natural, no alto do Morro do Cruzeiro. A Capela de Nossa Senhora da Boa Saúde é cenário de fé e tradição, construída por graça alcançada de uma moradora da cidade, onde toda a população junto à Freis e Padres ergueram esse monumento histórico.

Do Alto do Cruzeiro avistamos as Pedras da Mesa, Navio, Rabeca, Lajedo de São Pedro, Macambira, Magalhães, e toda a cidade!

Pedra da Macambira

467M DE ALTITUDE

Tempo médio do percurso: 1h30 min

Distância aproximada: 2,140 km

Nível dificuldade: Alto

O nome Macambira vem de uma espécie vegetal da Caatinga muito presente na região. Do local, avista-se Monte das Gameleiras e Araruna e pode-se contemplar: Pedra do Magalhães, Pedra da Canastra, Povoado da Macambira, Araruna, entre outros. Do alto da Pedra da Macambira há um cruzeiro onde, desde 1909, as pessoas da região vão manifestar sua fé agradecendo ou pedindo ajuda espiritual. Antigos moradores narram a história de uma família que prometeu construir e instalar essa cruz no alto da pedra, agradecendo a cura de um familiar.

Pedra da São Pedro

488M DE ALTITUDE

Tempo médio do percurso: 1h

Distância aproximada: 0,910 km

Nível dificuldade: Médio

A trilha leva a um belo mirante sobre um lajeado de granito. Há um reservatório de água conhecido por Tanque das Parideiras, onde as vacas eram levadas em épocas de seca extrema e, eventualmente, pariam seus filhotes.

Viveiro do Alemão

Distância aproximada: 1,5 km

É um local familiar de produção de hortaliças e frutas com técnicas agro ecológicas localizado no Sitio Guaí, município de Monte das Gameleiras, cerca de 1,5 km da sede da cidade. Tudo sem agrotóxicos, cultivado com muito carinho pelo Seu Alemão

Capela de São Sebastião

Construída em 1918, passou vários anos sendo uma singela capela em um pequeno povoado. Era lugar de oração e interseção ao Mártir São Sebastião, santo vindo com intuito de curar a população que sofria com um surto febril, onde morreram várias pessoas, com esse triste sofrimento a população resolveu fazer um voto com o santo e pediram sua por intercessão a Deus, que se essa doença acabasse eles iriam aumentar a capela, e assim aconteceu, a doença passou e com a ajuda popular a igreja foi cada vez crescendo e se tornando o que é hoje.

PROGRAMAÇÃO SUGERIDA

O que fazer em 1 dia

•Saída de Natal
•Chegada à igreja São Sebastião
•Trilha na Pedra de São Pedro e caverna dos morcegos
•Voltando da trilha passar no  Viveiro do Alemão
•Almoço Restaurante La Na Roça com gastronomia local
•DESCANSO
•Alto do Cruzeiro
•Visita Pedra da Pintada
•Voltando Tanque de Agripina
•Café da tarde no Doce Café e Bistro (VER DISPONIBILIDADE DIA)
•Por do Sol na Pousada Pedra Grande
•Jantar
•Pernoite