Se reuniram para uma sala de espera as gestantes de nosso município, junto às equipes de saúde da Unidade Básica de Monte das Gameleiras, da UBS Jacu de Órfãos e do CRAS, representado pelo Psicólogo Júnior.

O evento destinava-se a ações voltadas a campanha do Janeiro Branco, que este ano completa uma década de implementação, e tem por tema “Saúde Mental enquanto há tempo. E, agora o que fazer?”. Na perspectiva de ressaltar a importância do cuidado a saúde mental, em especial, no período gestacional e puerperal, fases que alteram os hormônios e afloram os sentimentos da mulher que vivenciam essas experiência de maternar.

Foi idealizada neste intuito dinâmicas e realizado esse momento de acolhimento e escuta ativa e qualificada por parte dos profissionais da saúde, que se deu durante uma roda de conversas na Sala de Recepção da UBS de Monte das Gameleiras.

Durante este momento houveram palestras sobre os sentimentos e problemas que afetam a saúde mental das mulheres durante esse ciclo gravídico-puerperal e as práticas integrativas complementares em saúde, a exemplo da Tenda do conto – momento no qual as gestantes escolhiam um objeto voltados as temáticas Amamentar, Puerpério e Maternar, Cesária ou Parto, Aborto ou Perda Gestacional; estratégia que tinha por intenção incentivar a verbalização dessas mulheres conforme algumas destas vivências e assim incentiva-las a superação de qualquer trauma outrora vivenciado.

Outra estratégia utilizada, foi a musicoterapia, com a bênção do útero – realizada por cada gestante, em um momento de carinho e conversa com o seu bebê que encontra-se em seu ventre.

Foi uma tarde de boas conversas, muito afeto, escuta e conselhos voltados a desistigmatização dos cuidados com a mente, que deve ser uma de nossas prioridades.

O evento ainda contou com um lanche coletivo e sorteio de brindes arrecadados em apoio com a Prefeitura Municipal, na pessoa do gestor do Município Jailton Félix, da Primeira Dama Simone Félix, Secretaria de saúde do município Suênia Karla, da Enfermeira da ESF Aparecida Avelar, do Médico do ESF Nikolas e da A&J Bordados.