A Prefeitura de Monte das Gameleiras, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Equipe dos Agentes de Edemias e Secretaria Municipal de Educação, com a intenção de conscientizar a população sobre a necessidade do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, promoveu o Dia D com uma caminhada de conscientização. A mesma contou com a participação dos alunos das escolas da rede pública ( Escola Virtuosa Bernardina da Costa e Escola de Educação Infantil Professora Maria José Victor) e profissionais das instituições públicas, bem como autoridades, que juntas chamaram a atenção da população para a importância das medidas de combate ao mosquito. A caminhada teve início na manhã desta quinta-feira, 26, em frente a Unidade Mista de Saúde e seguiu pelas principais ruas da cidade com encerramento no mesmo ponto de saída.

A Secretária Suênia participou da caminhada e falou sobre a necessidade do combate ao mosquito. “Quero agradecer aos profissionais da saúde e a todos os que estão envolvidos no combate ao vetor, aos agentes de Endemias que são incansáveis e não se detém mesmo sob condições adversas como o calor excessivo ou as chuvas. A conscientização ainda é a melhor estratégia, se todos fizerem a sua parte, com certeza eliminaremos os focos do mosquito do nosso município,” enfatizou a Secretária.

A equipe organizadora da caminhada, relembra aos moradores para que não use vasos ou jarros de flores com água acumulada, tampe caixas d’água, mantenha o quintal livre de pneus, copos, latas e quaisquer recipientes que possam acumular água. Não jogue lixo em terrenos baldios. “Dependemos uns dos outros para não deixar que a doença se propague”, frisou o Agente de Endemias Cristiano Emídio.

Durante a caminhada teve a distribuição de panfleto informativos, com objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.