A Prefeitura de Monte das Gameleiras já deu início as ações buscando conquistar o reconhecimento de “Município Amigo da Criança”.
O prefeito Jailton Félix, assinou nesta terça-feira (20) a adesão ao Selo Unicef edição 2021-2024. A assinatura contou com a presença do Prefeito Jailton Félix, Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Simone Félix, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Zé Dias, do Articulador municipal do Selo UNICEF Lindolfo do Nascimento, do Vice-prefeito Demar, do Diácono Nelson, da Secretária de Educação Suzeni e do Mobilizador Ernandes da Silva.
A assinatura para a adesão ocorreu durante a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizado na última terça-feira, 20 de julho de 2021.
Segundo o articulador do Selo Unicef em Monte das Gameleiras, Lindolfo do Nascimento, todos os secretários tomarão conhecimento das ações do Selo Unicef 2021-2024, tendo assim o compromisso de fazer acontecer todas as políticas públicas municipais de promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente em Monte da Gameleiras.
Como funciona:
Ao fazer a adesão ao Selo UNICEF, o município deve seguir a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos, e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada.
Também é preciso que a participação social seja incentivada, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA e a participação de adolescentes. Cada ciclo do Selo UNICEF dura quatro anos, acompanhando o período da gestão municipal. Neste período, os municípios:
fazem a adesão à iniciativa;
participam de capacitações;
recebem bibliografia e suporte técnico da equipe do UNICEF e parceiros;
desenvolvem um plano de ação;
mobilizam a comunidade local para participar das decisões;
acompanham a evolução de indicadores sociais;
são monitorados;
e, finalmente, são avaliados.