A Prefeitura de Monte das Gameleiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, informa que as inscrições de pequenos agricultores para o Programa Garantia Safra 2023/2024 já iniciaram. O prazo para inscrições vai até o dia 15 de janeiro do próximo ano.

O Prefeito Jailton Félix não mede esforços em busca de melhorias para o homem e a mulher do campo e solicitou 380 cotas junto a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar – SEDRAF-RN.

“Sei dos desafios que todos enfrentam, por isso já solicitamos 380 cotas para que os nossos agricultores sejam beneficiados no Programa Garantia Safra 2023-2024.”, afirmou o prefeito. O gestor ainda garantiu que continuará sempre presente nas comunidades rurais, dando total suporte aquele que necessitar.

Para realizar as inscrições, os pequenos produtores devem procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Rua Olinto Rodrigues ou a EMATER na Rua Moisés Faustino de segunda a sexta, das 8h às 13h, e apresentar cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Declaração do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

É importante que o agricultor se inscreva, obedecendo os critérios e cumprindo todos os prazos.

Garantia-Safra – Tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos à perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso de chuvas. Têm acesso ao benefício agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca sorgo ou algodão.

O Programa Garantia Safra, é uma política pública de grande importância, o programa é um seguro tetra partícipe, pois conta com a participação direta e financeira dos governos federal, estadual e municipal, e do próprio agricultor beneficiário. Como todo seguro, o agricultor só é contemplado financeiramente se houver perca das lavouras no âmbito municipal a partir de 50% por escassez ou excesso de chuvas.

Por: Assessoria de Comunicação.